Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Phyllanthus retroflexus Brade VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-09-2012

Criterio: B1ab(i,iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Phyllanthus retroflexus é uma espécie ocorrente nos Estados da Bahia e Espírito Santo, em altitudes que variam entre 577 m e 800 m, com uma EOO de 6.839,13 km². Desenvolve-se em ambientes de Campos Rupestres e Floresta Ombrófila Montana. Os locais onde ocorre têm um histórico de destruição que seguiu os ciclos econômicos regionais e, atualmente, sofrem com a expansão urbana e de áreas para agricultura e com a pressão imobiliária, resultando em uma severa fragmentação do hábitat da espécie. Em razão de uma EOO menor que 20.000 km² e por esta estar em declínio, P. retroflexus foi considerada "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Phyllanthus subemarginatus Müll.Arg.;

Família: Phyllanthaceae

Sinônimos:

  • > Phyllanthus retroflexus ;
  • > Diasperus janeirensis ;
  • > Diasperus subemarginatus ;
  • > Phyllanthus amoenus ;
  • > Phyllanthus janeirensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre nos estados Bahia e Espírito Santo (Secco; Cordeiro; Martins, 2012). Segundo Silva e Sales (2008) a espécie ocorre em altitudes entre 577 e 800 m.

Ecologia

Na Bahia a espécie cresce em campos rupestres com presença de afloramento graníticos e no Espírito Santo em florestas montanas (Silva; Sales, 2008).Arbustiva. Floração e frutificação de maio a setembro e dezembro (Silva; Sales, 2008b)

Ameaças

1.1.2.2 Large-scale
Severidade very high
Detalhes A destruição edegradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidadeno Espirito Santo. Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração damadeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos(Pinus e Eucaliptus) ameaçam a flora do estado (Simonelli ; Fraga, 2007).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade low
Detalhes Os remanescentes de Mata Atlântica no Estado da Bahia, correspondem a 8,97% da distribuição original do Bioma no Estado (Fundação SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Nas proximidades da cidade de Salvador o maior problema é ocasionado pela especulação imobiliária, situada em uma baia que impossibilita o crescimento urbano. Acresce-se a isso a decadência da ocupação imobiliária na Ilha de Itaparica, fazendo com que o fluxo de expansão imobiliária se dê principalmente em direção ao litoral norte, beneficiado recentemente com investimentos no sistema viário local (Queiroz, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​Regionalmente extinta. Listavermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- SILVA, M. J.; SALES, M. F. SINOPSE DO GÊNERO PHYLLANTHUS (PHYLLANTHACEAE) NO NORDESTE DO BRASIL. Rodriguézia, v. 59, n. 2, p. 407-422, 2008.

- SILVA, M. J.; SALES, M. F. Reinstatement of Phyllanthus retro?exus Brade (Phyllanthaceae). Botanical Journal of the Linnean Society, v. 158, p. 78-81, 2008.

- QUEIROZ, E. P. Levantamento ?orístico e georreferenciamento das espécies com potencial econômico e ecológico em restinga de Mata de São João, Bahia, Brasil. Biotemas, v. 20, n. 4, p. 41-47, 2007.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- SECCO, R.; CORDEIRO, I.; MARTINS, E. R. Phyllanthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Phyllanthaceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- QUEIROZ, E. P. Levantamento florístico e georreferenciamento das espécies com potencial econômico e ecológico em restinga de Mata de São João, Bahia, Brasil, Biotemas, v.20, p.41-47, 2007.

Como citar

CNCFlora. Phyllanthus retroflexus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Phyllanthus retroflexus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/09/2012 - 13:17:37